Desde sempre ouve-se sobre a importância da floresta para o planeta e para o ser humano. Porém, muitos fatos acabam sendo esquecidos. As florestas abrigam grande parte da biodiversidade do planeta, tanto da fauna quanto da flora, além de nos proporcionar melhor qualidade de vida. Mas, você sabe qual é a maior floresta do mundo?
A floresta Amazônica, que é a maior floresta do mundo, ainda é o lar da maior parte da população indígena do Brasil. São mais de 180 povos indígenas, que ocupam boa parte da área, que representa 21,5% da Amazônia Legal (área que abrange nove estados brasileiros).
Existem diferentes tipos de florestas: tropicais, equatoriais, boreais, temperadas e savanas. Nas florestas tropicais — que é o caso da floresta Amazônica — encontramos árvores altas, temperaturas médias (em torno de 20ºC) e chuvas frequentes.
Apesar de possuir uma grande variedade de plantas e árvores, o solo é considerado pobre. Tanto a fauna como a flora das florestas tropicais dispõem de espécies de animais e plantas existentes somente em florestas úmidas. O Brasil é privilegiado e reconhecido por ser o lar (em maior parte) da floresta Amazônica.
As florestas tropicais também são chamadas de florestas úmidas | Foto: Unsplash
A importância das florestas para o mundo
As florestas são essenciais para o meio ambiente e consequentemente para a população. Elas desempenham funções muito importantes também para a economia. Além da melhoria na qualidade de vida, as florestas fornecem recursos naturais, como plantas medicinais, recursos madeireiros e elas têm importância até para o turismo. Também são responsáveis por dois terços de toda a biodiversidade do mundo.
Saiba todas as floresta notícias aqui | Foto: Unsplash
Quando pensamos em floresta, automaticamente surge a imagem de árvores em nossa mente, já que essa é sua principal “característica”. Existem inúmeros tipos de árvores espalhadas por todo o mundo, mas uma, em especial, ainda é desconhecida por muitos: trata-se do mogno. Esta árvore foi inicialmente considerada um tipo de cedro, mas em 1759 foi classificada como “Cedrela Mahogany”.
É conhecida como uma espécie exótica, da qual é possível extrair madeira nobre. Ela é cultivada em todo o mundo, o que acabou gerando variedades diferentes de madeira de mogno. Atualmente, existem seis principais tipos, sendo o mais conhecido o mogno africano.
Quais são as maiores florestas do mundo?
Veja abaixo a lista das cinco maiores florestas do planeta atualmente, e algumas informações interessantes sobre cada uma delas:
1° lugar: Floresta Amazônica
A Floresta Amazônica, com mais de 6 milhões de quilômetros quadrados, ocupa atualmente a posição de primeiro lugar no ranking das maiores florestas do mundo, sendo a responsável por abrigar mais de 20% dos recursos hídricos de todo o planeta Terra. Rica em fauna e flora, a Floresta Amazônica possui regiões com florestas fechadas, campos abertos, manguezais, ilhas, matas secas e até igapós.
Apesar de ter grande parte de sua extensão localizada na região norte do Brasil (especialmente na Amazônia), a Floresta Amazônica também ocupa parte do território de mais oito países, que são: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
2° lugar: Floresta Taiga
A Taiga é o maior bioma de todos eles, cobrindo praticamente todo o Hemisfério Norte (desde os Estados Unidos e o Canadá até o Japão). A Floresta Taiga é, na verdade, um conjunto de pequenas florestas que juntas formam a Taiga em si, e é justamente por isso que ela não é considerada a maior floresta do mundo, mesmo tendo quase três vezes o tamanho da Floresta Amazônica.
A principal característica da Floresta Taiga é a presença de árvores que possuem o formato de cone, que impossibilitam que a neve fique presa em suas copas e acabe matando a planta por causa disso. Essas florestas são bastante conhecidas por serem abrigos de animais de temperatura gelada, com destaque para o Tigre Siberiano.
3° lugar: Floresta do Congo
A Floresta do Congo ocupa o terceiro lugar no ranking das maiores florestas do mundo e recebe esse nome pois mais de 2 terços de sua extensão de quase 2 milhões de quilômetros quadrados estão localizados na República do Congo, na África. Além da República do Congo, a Floresta do Congo também ocupa parte do território de Camarões, assim como da República Centro-Africana, da Guiné Equatorial e do Gabão.
Mesmo sendo menor que a Floresta Amazônica em extensão, a Floresta do Congo ocupa o primeiro lugar enquanto sumidouro de carbono. Além disso, essa também é uma floresta de clima tropical, o que propicia uma alta biodiversidade em fauna e flora, sendo essa floresta conhecida pela presença de leões, girafas e elefantes.
4° lugar: Floresta da Nova Guiné
A Floresta da Nova Guiné, localizada no sudeste asiático, ocupa o quarto lugar da lista de maiores florestas do mundo por ter cerca de 545.000 metros quadrados de extensão.
A Floresta da Nova Guiné ocupa os espaços da Papua Nova Guiné e duas províncias da Indonésia, sendo elas a Papua e a Papua Ocidental. O grande destaque na biodiversidade dessa floresta vai para as espécies de aves que a habitam.
5° lugar: Floresta Daintree
A Floresta Daintree está localizada na Austrália e é conhecida como a mais antiga floresta tropical existente no planeta Terra. Com sua extensão de pouco mais de 2 mil metros quadrados, a Floresta Daintree atualmente é responsável por 18% da biodiversidade do planeta.
Com cerca de 135 milhões de anos, é considerada como um Patrimônio Histórico da Humanidade, e também se destaca pela diversidade de pássaros: são 430 mil espécies de pássaros, sendo que 10 delas não são encontradas em nenhum outro lugar.
Características do mogno africano
É uma árvore que varia entre 30 e 40 metros de altura e possui um tronco de três a cinco pés de diâmetro. A madeira de mogno africano pode ser facilmente moldada e ao mesmo tempo é extremamente dura. Por este motivo, a madeira é muito utilizada para móveis finos. A cor da madeira do mogno africano (assim como os outros tipos de mogno) tende a escurecer com o tempo.
O mogno africano teve uma boa adaptação ao clima brasileiro, já que o clima do Brasil é semelhante ao clima de sua origem.
Mogno africano ainda em crescimento | Foto: Grupo Selva Floresta
Plantando um mogno
A árvore não exige muita fertilidade do solo e consegue se desenvolver bem em solos profundos, de textura média. Uma árvore de mogno leva até 25 anos para atingir a maturidade total e é considerada uma árvore de crescimento rápido.
Caso você decida plantar as sementes, deve deixá-las de molho em água por no mínimo 12 horas antes de plantar. A melhor época para plantio é no início das chuvas em sua região. Segundo especialistas, o ideal é plantar as sementes em um grupo de três ou mais, garantindo, assim, pelo menos uma árvore saudável. Caso seja necessário, você pode contar com nossa consultoria para plantio.
Investindo na plantação
Em Roraima, um empresário investe desde 2017 na plantação de mogno. A meta é plantar 24 mil hectares em 10 anos e abrigar no Brasil a maior floresta de mogno do mundo, já que atualmente a maior encontra-se na Austrália, com 15 mil hectares. A produção será 100% destinada ao mercado internacional.
A taxa de retorno desse tipo de investimento atrai produtores e investidores, apesar do investimento ser de longo prazo, por conta do tempo que as árvores levam para crescer e atingir o tamanho ideal para corte.
Curiosamente, o escritor e psiquiatra Augusto Cury já foi o maior cultivador de mogno africano no Brasil. Em 2018, ele possuía uma plantação de 600 hectares em Prata, Minas Gerais. O escritor contou ao Globo Rural que começou a investir em reflorestamento em 2005, quando comprou propriedades rurais no Triângulo Mineiro.
Mudas da Selva Florestal, espécie “Khaya Senegalensis” | Foto: Grupo Selva Florestal
Curiosidade
Existem diversas empresas que utilizam o mogno africano em suas produções, uma delas é a Tramontina. Através do mogno, a empresa cria desde móveis de luxo até utensílios domésticos. No catálogo, você encontra sofás de madeira, tábuas, utensílios para cozinha e churrasco, mesas e muitos outros produtos desenvolvidos com o mogno africano.
Quanto mais aprende-se sobre os tipos de floresta e o tamanho da sua importância para inúmeras esferas, mais entende-se a necessidade de preservá-las, ou ainda, reconstruí-las. E é por isso que nós, do Grupo Selva Florestal, atuamos fortemente no reflorestamento e na recuperação de áreas degradadas. Tudo isso com muita paixão e determinação, desde 2006. Cada muda que produzimos carrega um significado e a necessidade de cuidar do que é nosso.
E é sabendo da importância de qual é a maior floresta do mundo, que nós, do Grupo Selva Florestal, atuamos fortemente no reflorestamento e na recuperação de áreas degradadas. Tudo isso com muita paixão e determinação, desde 2006. Cada muda que produzimos carrega um significado e a necessidade de cuidar do que é nosso. Acesse o site e conheça melhor o nosso trabalho.