A venda de mogno africano faz parte da lista de negócios lucrativos. Isso acontece pois essa é uma árvore que fornece uma madeira nobre, um material de muita qualidade e resistência, melhores que de uma madeira comum. Mesmo sendo um investimento a longo prazo (cerca de vinte anos para começar a dar retorno), esse é um negócio seguramente lucrativo.
Caso seja de seu interesse começar a investir nesse negócio lucrativo, é super relevante saber mais do quanto é possível ganhar plantando e vendendo o mogno africano. Também é importante saber o quanto de espaço você precisa ter para conseguir uma plantação de mogno africano, que proporcione um negócio realmente lucrativo.
Existe uma outra forma de conseguir executar esse negócio lucrativo sem, necessariamente, fazer o plantio do mogno africano e esperar cerca de 20 anos para começar a ter lucros. É possível ganhar dinheiro com mogno africano comprando de produtores e revendendo para outros compradores por um preço mais alto.

Fonte de retorno
A fonte de retorno do mogno africano funciona como qualquer tipo de negócio: depende. Mesmo sendo um ramo empresarial bastante lucrativo voltado para plantio e colheita de árvores, ainda assim é um negócio de compra e venda. É sempre importante considerar alguns aspectos que podem encarecer ou baratear o valor do mogno africado.
Existem, de forma geral, três principais aspectos que são analisados para determinar o valor de um mogno africano e, consequentemente, a fonte de retorno nessa espécie de árvore: a qualidade da tora, o diâmetro que essa árvore tem e a distância em que o comprador está do fornecedor.
Mesmo proporcionando uma série de cuidados para que essa árvore cresça saudável, existe possibilidade dela não apresentar uma qualidade muito boa quando já está adulta. Se, por exemplo, o cerne da árvore estiver furada, quebradiça ou se ela estiver sendo atacada por parasitas e outros animais, o preço final não será muito lucrativo.
Uma outra característica que não é possível prever antes da árvore ser adulta é o quanto ela irá crescer. Mesmo existindo sistemas que medem o potencial de crescimento de uma planta, no final cada uma das mudas terá um diâmetro diferente. Quanto mais grossa for a tora da árvore, mais alto o preço dela.
O comércio do mogno africano é uma prática que ultrapassa as fronteiras do país, assim, muita madeira brasileira é exportada para outros países. Essa é uma outra característica que influencia no preço final da tora da árvore, uma vez que é necessário lidar com correção monetária e outros aspectos que modificam o valor.
Mesmo com todas essas variantes, o comércio do mogno africano ainda é muito lucrativo. De forma geral, o preço de uma tora dessa árvore custa algo em torno de 100 até 600 euros, convertendo para reais isso dá um total de 524 até 3.145 reais, um retorno excelente considerando que uma muda custa 4 reais. Entretanto, esse não é valor do lucro total, já que é necessário pagar vários impostos e outros gastos para manter a plantação.
Produtividade
Antes de tudo, é importante ter em mente que o mogno africano é uma árvore muito grande e grossa, por isso pode não ser possível plantar muitas árvores em um espaço pequeno. É necessário fazer as contas da área que você tem disponível e o quanto de árvore que cabe dentro desse lugar para tornar o negócio o mais lucrativo possível.
Recomenda-se, então, um plantio de 1.111 (3x3m) a 1.667 (3x2m) mudas de mogno africano em um hectare, que corresponde a um espaço de 10.000 metros quadrados. Sendo necessário reservar mais ou menos 10 metros quadrados para cada uma das mudas. A necessidade desta distância é importante pois cada árvore pode atingir até um metro cúbico de tora.
A produção total de mogno africano em um hectare de terras pode chegar a um total de 200 metros cúbicos somente de árvores. Como cada uma delas pode ser vendida de a um total de 100 a 600 euros, cada hectare de terra oferece a possibilidade de adquirir R$ 100.000,00 a R$ 600.000,00 reais, ou seja, esse é um negócio extremamente lucrativo.
O mogno africano faz parte da lista de madeiras nobres. A diferença da madeira dessa árvore para as comuns é a qualidade, a resistência e a beleza. Esse tipo de madeira é usada para a fabricação de móveis de luxo, para a construção civil e até para fabricação de instrumentos musicais. É exatamente por causa dessas características tão especiais que essas árvores demoram tanto para se desenvolver e custam tão caro e lucrativo.
É relevante considerar que o mogno africano atinge sua maturação biológica, ou seja, já está com o cerne maduro, entre o décimo terceiro e o décimo quinto ano de plantio. Mesmo assim, é somente entre o décimo oitavo e o vigésimo ano que essa árvore pode ser cortada.
É importante lembrar que esses dados e esses valores correspondem a informações atuais, portanto, eles estão sujeitos a mudarem e se adaptam conforme a passagem do tempo. Se você quiser iniciar nesse negócio do mogno africano, é legal saber que daqui 20 anos esses valores provavelmente serão diferentes, podendo aumentar.
Para saber mais sobre o mogno africano e como esse negócio pode ser lucrativo, conheça o Grupo Selva Florestal, uma empresa focada na venda de sementes e mudas e que também presta consultoria para pessoas que querem alavancar financeiramente suas plantações.