EnglishSpanish

Veja qual é o melhor lugar para plantar mogno africano

Plantar Mogno Africano é uma grande crescente no universo do cultivo e plantio. O plantio do Mogno Africano tem gerado uma grande lucratividade para seus cultivadores, abrindo uma grande gama de oportunidades para cultivadores no Brasil e no mundo. Entretanto, é preciso que o solo de plantação de Mogno Africano seja adequado para o plantio e cuidado com a planta e seu acompanhamento ao longo de seu crescimento.

Veja qual é o melhor lugar para plantar Mogno Africano. | Foto: Grupo Selva Florestal.

Inúmeros detalhes devem ser analisados e verificados antes de plantar Mogno Africano, contudo, pode-se executar atividades específicas para voltar a terra apta. Essas atividades geram dispêndio ao produtor, sendo assim, é provável  delimitar a produtividade e viabilidade do plantio de mogno africano por meio da percepção panorâmica das características da propriedade em que será feito o cultivo.

Por isso, a decomposição da terra, que mostra um diagnóstico do lugar de aspecto da fertilidade física e química, é indispensável para determinar a quantidade de insumos necessários no decurso de correção de solo. Além disso, a topologia do lugar contribui para estipular se as atividades serão realizadas de forma manual, mecanizada ou semimecanizada. É importante conhecer e ter cuidado com o solo em que o Mogno Africano será cultivado.

Dessa forma,  expender algum tempo analisando todos os detalhes listados acima evita surpresas desagradáveis ao investidor. Este abordagem minucioso é essencial para espoliar o máximo da fertilidade ou dentro de uma linha tolerável ou satisfatória do lugar de aspecto econômico. Sendo que no plano financeiro deverá abraçar todos os gastos não apenas na elaboração e implantação, como também nas atividades de conservação e corte raso da floresta. Além da abordagem de posição para escotadura do produto para os mercados consumidores.

Portanto, para conhecer se a superfície é boa para plantar Mogno Africano, devemos verificar as características relacionadas ao local em si. Para saber mais sobre como e onde plantar mogno africano, leia o texto a seguir!

Como saber se a minha área é boa para plantar Mogno Africano?

O cultivo de mogno africano para fins comerciais requer atenção para explorar plenamente o potencial produtivo que apresenta. Devido às suas características ecológicas, esta espécie exótica requer algumas considerações que influenciam a seleção da área.

Para entender se a área é adequada para o cultivo de mogno africano ou se possui limitações, é necessário analisar o nível de desenvolvimento utilizado (primitivo, subdesenvolvido e desenvolvido), levando em consideração os seguintes fatores:

  • Fertilidade do solo;
  • Profundidade;
  • Água;
  • Oxigênio;
  • Erodibilidade;
  • Clima;
  • Declive;
  • Mecanizado.

As características de cada um deles são decisivas para entender se o cultivo do mogno africano precisa ser tecnicamente viável na área, ou se é possível realizar atividades específicas para transformá-lo em uma área apta para o cultivo.

Por se tratar de uma espécie que cresce em áreas de savana, a planta é mais tolerante à seca prolongada, mas esse fator deve ser correlacionado com o índice de seca do solo, ou seja, condições de seca extremas para secas prolongadas podem ser o fator limitante para o cultivo. No entanto, a seca também auxilia no processo de certificação, atingindo a maturidade biológica mais cedo.

O mogno africano não é tolerante a geadas severas, o que é um fator limitante. Portanto, não é recomendado plantar em áreas com climas muito frios, pois as baixas temperaturas afetam principalmente o metabolismo das plantas durante o processo de transpiração, o que afeta diretamente o crescimento e, portanto, a produtividade florestal.

Portanto, preste atenção na altitude do local de plantio, pois quanto maior a altitude, menor a temperatura.

Esses recursos indicarão porosidade e densidade. Por exemplo, solos extremamente viscosos dificultam o crescimento das raízes, enquanto solos com alto teor de areia perdem nutrientes mais rapidamente, fenômeno conhecido como lixiviação. Por outro lado, o solo pantanoso (úmido) não permite a entrada de oxigênio, além disso, é um ambiente ideal para o crescimento de fungos que podem destruir o mogno africano.

A quantidade de argila, areia e rocha indica se o solo é propenso à infiltração de água, ou se o pântano é propenso a alagamentos, apresentando um ambiente propício ao crescimento de fungos que podem matar as plantas.

Outro ponto a ser analisado é a fertilidade química, que deve apresentar um equilíbrio de reações químicas entre substâncias como cátions e íons e micronutrientes. O desequilíbrio entre esses nutrientes tornará o solo mais ácido ou alcalino, ou seja, afetará o valor do PH e afetará diretamente o desenvolvimento das plantas.

Melhor lugar para plantar mogno africano

O cultivo do mogno africano apresenta melhor desenvolvimento em solo basal, pois favorece a formação de paredes celulares, dificultando o ataque de pragas e doenças. Se a espécie for cultivada sem equilíbrio químico, a correção do solo é uma opção na maioria das vezes. Portanto, a análise química do solo é recomendada para determinar os níveis adequados e deficientes de cada nutriente, bem como a presença de substâncias tóxicas que possam prejudicar os produtores.

Portanto, a partir dos dados obtidos na análise, é possível determinar as porcentagens desses nutrientes e se são necessárias correções. Essa interpretação deve ser realizada por profissional habilitado, pois além de analisar se o custo da correção é viável financeiramente, ele recomendará o valor correto. Por fim, a inclinação da área pode ser um fator limitante para o cultivo do mogno africano.

Quanto maior a inclinação, mais difícil é o trabalho mecanizado devido ao risco operacional, que pode ser feito manualmente neste caso, mas tratando-se de áreas acima de 45% graus, essas áreas não são adequadas, do ponto de vista ambiental, porque constam do Instituto APP (Áreas Protegidas Permanentes). Já as áreas planas são geralmente mecanizadas, mas deve-se observar a presença de rochas que possam danificar a máquina, inviabilizando a operação.

Outro fator que deve ser considerado na avaliação da adequação da área é a erodibilidade, ou seja, a suscetibilidade à erosão, que pode ser um fator limitante quando aliada a uma forte inclinação do solo. Todas essas características se relacionam com a classe de aptidão para o cultivo do mogno africano na região e podem afetar diretamente a viabilidade das operações florestais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…